(Escola Oga Mitá)
Cena de Teatro-Fórum,onde um jovem deseja intensamente seguir fazendo arte, mas a sua família impõe a escolha por uma carreira na área médica, exigindo máximo rendimento na escola.
DRAMATURGIA e COMPOSIÇÃO MUSICAL: o grupo
DIREÇÃO: Roni Valk
ELENCO: Laura Acselrad, Luna Liberdade, Luiza Salomão, Mariana Coimbra, Moisés Reyes, Olivia Trotte, Rafaela Martins, Tomás Teixeira, Vicente Toledo e Vitória Cardoso
(FAETEC - Henrique Lage)
Corpo e essência se misturam na busca constante pelo que se é; mas, o que é o corpo e a essência? Podem separar-se? Se sobrepõe em harmonia? Tantas questões...
ADAPTAÇÃO e DIREÇÃO: Tuka Oliveira
DIREÇÃO DE MOVIMENTO e PREPARAÇÃO CORPORAL: Soyane Vargas e Tuka Oliveira
ELENCO: Daniel Monteiro, Luci Compagnac, Marina Malfaci e Tuka Oliveira
(Escola Nossa)
A personagem Riley está passando por um momento delicado sem Alegria no comando das emoções. Sendo assim, Alegria e Tristeza começam uma viagem dentro do cérebro da Riley para ajudar a menina a voltar a ter alegria na vida.
DIREÇÃO e TRILHA SONORA: Verônica Valentim
ELENCO: Antônio Fernandes, Helena Barcellos, Luke Rocha, Manuela Yumi, Maria Luz Ruas, Paulo Vitor Lannes e Pedro Henrique Gress
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Maria Luz Ruas
CENOGRAFIA: Paula Onofre
(Teatro ao alcance de todos)
Uma árvore está admirando o tempo e chega um mendigo. Ela o indaga sobre o motivo dele se encontrar naquela condição e o aconselha.
ELENCO: Hana Ramalho e Robin kazeker
(Centro de Atenção Rynalda Rodrigues da Silva)
A cena mostra uma dona de casa desatenta enfrentando uma infestação de mosquitos da dengue. Através de momentos cômicos e educativos, ela aprende a importância da prevenção e limpeza.
DRAMATURGIA: Perceu Silva e Pablito Torres
DIREÇÃO e SOM: Bruno Marçal
ELENCO: Penha Pinheiro Figueiredo, Denis Quintanilha, Luiz Carlos Siqueira e André Luiz de Jesus Souza.
(Villelarte Produções)
A boneca de uma adolescente narra as indecisões que sua dona tem em relação a qual caminho tomar e que profissão escolher, mas a cada escolha vem uma desculpa esfarrapada dos seus talentos. E agora, o que ela vai ser quando crescer?
DRAMATURGIA, DIREÇÃO e ELENCO: Mariduda
ILUMINAÇÃO: Lucas Cruz
(Centro de Artes e Esportes Unificados de Maricá)
Trecho do espetáculo Morte e Vida Severina. A cena apresenta um cortejo comovente que reflete a luta pela sobrevivência e a inevitabilidade da morte. Uma representação tocante da vida no sertão.
DIREÇÃO: Bruno Marçal e Angelah Dantas
VIOLÃO: Lucas Roberto
ELENCO: Julyana de Queiroz Costa, Yasmim Macena, Rafaella Baroza, Daniel Viana Macedo Xavier, Marcelinho Brito, Camila Mendonça, Márcia Andréa Duarte Leão, Daniel Apolinario, Marcio Pereira, Rebecca Souza, Tatiane Patrocínio, Ryan Max, Vitor Freitas, Bianca Cupulille e Lucas Roberto.
(Colégio Estadual Leopoldo Fróes)
A cena apresenta as vivências na parte periférica, a partir de um morro ficcional, o Alto da Derrubada, que representa o universo social nas comunidades do Estado Rio de Janeiro. Preconceitos, machismo, homofobia e abuso de poder são ingredientes constituintes dessa cena provocativa e reflexiva.
ELENCO: Ryan Berriel, Ynngrid Silva, Pyetra, Kiara Siqueira, João Pedro Pereira, Katariny Ferreira, Julia Augusto, Pyettra Carreiro, Thaemiilly Silva, Ana Carolina, Herick Cruz e Estêvão dos Santos
(Instituto Federal Fluminense - campus Maricá)
Após uma jornada de trabalho intensa e cansativa, trabalhadores são surpreendidos com um assalto no ônibus. A partir daí, a cena se apresenta como uma reflexão que vem da intersecção entre gênero, raça e classe social.
DIREÇÃO: Gabriel Gonçalves
SUPERVISÃO: Isabela Bastos de Carvalho
ELENCO: Rafael Silva Sant' Anna de Oliveira, Beatriz Silva da Cunha, Fellipe dos Anjos Coelho, Ana Beatriz Ramos da Silva, Daniel Costa Rouças, Breno Santos Serra da Silva, Lohanny silvestre de Oliveira, Vitória Melo Domingues Correia, Maria Eduarda da Conceição de Souza, Larissa Eduarda Cardoso Silva Braga, Gabriel de Souza Figueiredo e Priscilla
(Grupo de Teatro Jovens Urbanos)
Temporal é chuva pesada. É tempestade que desde os idos de 1500 vem tentando varrer do mapa pelo menos 30 mil anos de ocupação humana desta terra além do mar. É vento forte que revira o tempo da gente e de gente já quase sem tempo.
DRAMATURGIA e DIREÇÃO: Léo Ferreira
ELENCO: Ane Lira, Mily Victoria, Gab Martins, Hanna Aguiar, Jamilly Sanshes, Layla Mendes, Manú Campos, Tavinho Sales, Roberta Ferreira, Sophi Guimarães, Tatá Machado, Thiago Santos e Tina Corrêa
CONSULTORIA ÉTNICA E ARTÍSTICA: Nayamara Bonfim
CONTRARREGRAGEM e REGISTRO VIDEOGRAFICO: Avaristo Martins
(Solar Artes e Terapias)
Dona Margarida se apresenta à turma em seu primeiro dia de aula, tenta manter uma boa relação, mas teme que sua autoridade não seja reconhecida. A segunda aula é de Biologia e os princípios da vida. O humor irônico e crítico traz uma reflexão sobre poder e educação.
AUTOR: Roberto Athayde
DIREÇÃO: Silvia Carvalho
ELENCO: Giulia Braz e Rinaldo Siciliano
(Solar Artes e Terapias)
A professora Dona Margarida dá mais uma aula, imagina que é odiada por todos e reage a isso, mesmo sem fundamentos. Na lição 4 ela enlouquece, dominada por sua desenfreada sexualidade. De forma bem humorada existe uma crítica às relações dentro das salas de aula.
AUTOR: Roberto Athayde
DIREÇÃO: Silvia Carvalho
ELENCO: Janna Diniz e João Carneiro
(Escola Nossa)
Por volta de 1900 uma curiosa epidemia alastrou-se, atingindo particularmente as classes favorecidas. Os infelizes atacados por este mal passaram a tomar as palavras umas pelas outras, como se as pescassem ao acaso num saco. Os doentes não tinham consciência da doença, continuavam sãos de espírito e, mesmo no auge da epidemia, as conversas mundanas prosseguiam alegremente pelos salões da cidade. Esse fato histórico - infelizmente contestado por alguns eruditos - nos leva à seguinte conclusão: geralmente falamos para não dizer nada.
DIREÇÃO: Tatiana Monteiro
ELENCO: Clara Ferreira, Sofia Sayuri, Manuela Prevot e Henrique Pezzinobr